Cultura Mix


 

ICDHS 2012: os Moches e o design contemporâneo

Arte, simbolismo e poder na sociedade Moche, da costa Norte do Peru, será o tema da palestra do arqueólogo Régulo Franco Jordán, um dos convidados para a 8ª Conferência do Comitê Internacional para a História do Design e Estudos de Design – ICDHS 2012, que será realizada em São Paulo, entre os dias 03 e 06 de setembro próximo.

 

 

 

 

Segundo Jordán, diretor do Museu Cao, o Moche foi um dos reinos mais poderosos de seu tempo, tão importante como os Maias na América Central. Os Moches habitaram a costa norte do Peru a partir de primeiros séculos dC até o século VIII, em uma área de 600 quilômetros, entre as regiões de Piura e Huarmey. “Eles são conhecidos como os grandes mestres artesãos de seu tempo”, afirma.

A professora Priscila Lena Farias, do Departamento de Projeto Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo diz que o evento não pretende estabelecer as fronteiras do design, mas desafiar essas fronteiras. “Convidamos o arqueólogo Régulo Jordán, visando provocar uma discussão sobre as origens e abrangência do design. Ele trata da influência de descobertas arqueológicas, como a tumba da Senhora de Cao em 2005, para a construção da identidade cultural latino-americana e sua influência na prática do design contemporâneo”, explica.

Priscila afirma que alguns autores entendem que a história do design começa bem antes da industrialização, com a produção dos primeiros artefatos projetados para atender a necessidades específicas dos usuários, e os artefatos do reino Moche se enquadram nesta definição.

A conferência, que conta com o apoio da Fupam – Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente -, é resultado de parceria entre o comitê internacional, a FAU-USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os congressos bienais do ICDHS têm por objetivo apresentar resultados de pesquisas no campo da história e dos estudos em design. O evento será realizado na FAU-Maranhão e na FAU Mackenzie.

O evento, que pela primeira vez será realizado num país sul americano, reúne em São Paulo pesquisadores da Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil Canadá, Chile, Colômbia, Coréia, Croácia, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, Holanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Portugal, Reino Unido, Suécia, Taiwan, Tailandia, Turquia, Uruguai e Venezuela. Eles irão debater as Fronteiras do Design: territórios, conceitos, tecnologias.

SERVIÇO:
Evento: ICDHS 2012 – 8ª Conferência do Comitê Internacional para a História do Design e Estudos de Design
Data: de 3 a 6 de setembro de 2012
Local: FAU Maranhão, Rua Maranhão 88 e FAU Mackenzie, Rua Itambé, 135
Outras informações podem ser obtidas no site: www.fau.usp.br/icdhs2012 ou pelo e-mail icdhs.br@usp.br

Anúncios

Comentários em: "Moches e o design contemporâneo – ICDHS 2012 – com Prof. Dr. Régulo Franco Jordán" (1)

  1. […] Moches e o design contemporâneo – ICDHS 2012 – com Prof. Dr. Régulo Franco Jordán. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: